Translate

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

"Aqueles" dias


Toda mulher que pratica yoga sabe que em determinado momento da aula o professor vai perguntar se tem alguma aluna que está menstruada. As mais experientes já sabem que não fazemos posturas invertidas durante este período . 
Mas por que? 
Não devemos inverter o fluxo menstrual!  A respiração ujjay e os bandhas fazem com que a energia se torne ascendente,e neste período, o corpo precisa eliminar este sangue. Este movimento de eliminação é contrário, descendente (apana vayu) portanto, quem pratica Ashtanga diariamente não deve  praticar asanas nestes dias ( primeiros 3 dias da menstruação) e nem invertidas até o termino do fluxo. 
Quem não pratica diariamente ou faz uma prática menos vigorosa, se abstém apenas das invertidas.
Na época em que eu fazia musculação, meu professor costumava dizer que neste período a mulher ficava mais forte, então a gente costumava até  forçar mais o treino.
 Depois que comecei a vivenciar o yoga, passei também a perceber melhor o meu corpo e o que cada estímulo pode trazer de diferente: percebo que no período menstrual, tenho a tendência de me recolher, de ficar mais quieta, também noto que tenho mais fome. 
Percebo também que não tenho os sintomas que tinha antes como: inchaço, dor nas costas e dores de cabeça ( ou quando tenho são tão sutis que não preciso de medicamento) na maioria das vezes só percebo que estou chegando "naqueles dias" em função do calendário mesmo.
Conversando com outras mulheres que praticam, descobri que  a grande maioria tem seu ciclo muito bem regulado, apresenta um fluxo normal ou pequeno e também não sofre com os sintomas da TPM.
Supta Baddakonasana, um asana excelente para o período menstrual 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário