Translate

sábado, 10 de agosto de 2013

Sem ásanas, mas não sem Yoga!

Mesmo com todo o cuidado com a saúde, às vezes não temos o controle de tudo...
Essa noite foi cruel, passei muito mal por causa de uma pedrinha  que há tempos vem me incomodando (saiu do rim a danada!). Sem condições de praticar hoje... 
Paciência:Yoga ensina...Yoga dá...

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Vasisthasana aéreo

 A aula de Aerial de hoje foi bem legal! Fiz uma prática direcionada para os braços (para fortalecer e conseguir fazer um belo chaturanga dandasana ou vasisthasana) . Como sempre, as meninas se confrontaram com medos e deram boas risadas!!!
depois vou fazer umas fotos de como fazemos isso usando o tecido. bj!!

É tudo uma questão de prioridade...

Hoje não acordei cedo... fiquei muito chateada com isso, mas eu estava com muito sono!!! Não cheguei a atrasar a saída das crianças para a escola (chegaram até mais cedo do que o normal), mas meu humor ficou péssimo por isso... aí me lembrei de uma frase que meu marido me mostrou ontem:
e percebi que poderia praticar mais tarde, mesmo já tendo tomado meu café da manhã e mesmo tendo várias outras coisas para fazer. 
Tudo é uma questão de escolher o que é mais importante. Se tenho tempo para ficar navegando na net, porque não estender o tapetinho e me concentrar na série, mesmo que em parte dela? 
Foi o que fiz, e consegui fazer toda minha prática (desta vez fui até o final!) e fiquei muito feliz com isso!!!
Namastê!!!!!!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Bandhas

Hoje me dediquei a trabalhar os bandhas (não que eu não os trabalhe nos outros dias!), foquei bem a prática para tomar bastante consciência deles. Os bandhas trabalhados no ashtanga são basicamente três:Uddyana bandha (contração do baixo ventre) ativado durante a inalação - leva a energia para cima! Mula bandha ( contração do períneo - esfíncteres da uretra e ânus - lembrando que a contração é bem suave) feito no final da exalação. Por último, Jalandhara bandha realizado em alguns asanas como dandasana e sarvangasana.
Novamente não consegui fazer minha sequência até o final, por falta de tempo...
Vasculhando a internet, encontrei este site e gostei muito das informações sobre os bandhas:
http://www.ekadantayoga.com.br/bandha-no-ashtanga-vinyasa-yoga.html

Também achei linda a frase que encabeça o site, do querido professor Hermógenes:

Dizia o velho mestre ao discí­pulo: "Não te entregues à sedução, meu filho.
A flor do precipí­cio é sempre a mais atraente e também a mais fatal. Renuncia a ela, principalmente
se ainda não aprendeste a subir pelas escarpas. Renuncia, tu que ainda não sabes dominar o abismo."
José Hermógenes (1921-), em Yoga: caminho para Deus (1984)



quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ashtanga yoga chant mantra oracion. invocacion a patanjali audio sri k...

Acordei hoje às 4h da manhã, mas só consegui sair da cama ás 4h30. Está realmente muito frio aqui no Rio Grande do Sul. Confesso que estava sem ânimo para praticar, mas abri meu tapetinho e fiz meu mantra de abertura do Ashtanga - para quem não conhece, ouça e acompanhe o mantra:



Bem, depois disso, tudo ficou mais fácil, não consegui terminar minha série, mas pratiquei até às 6h.
O que eu percebi hoje: eu não estava em um bom dia para praticar, me sentindo pesada e lenta, e o frio atrapalhou bastante...
Mas o bom é que me deu uma energia para começar o dia!
Me animei e preparei minha aula de Aerial Yoga de sexta feira - depois vou testar - será uma aula inteira dedicada a fortalecimento dos membros superiores. Importante para fazer bem o Chaturanga dandasana e outros tantos asanas...

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Lua Nova

Hoje é terça feira, dia de lua nova, e na prática de ashtanga este dia é um dia de recolhimento. Para quem pratica regularmente, é um dia onde não praticamos nenhum asana e aproveitamos para fazer uma prática mais meditativa ou estudar os yoga sutras...


Agosto 6- Nova

Mas porque???
Sabemos que nosso corpo é 70% constituído de água. Sabemos também que a lua influencia a natureza como um todo (marés, épocas de plantios, podas, colheita...) e nós, como parte da natureza, também somos influenciados por ela. Nessa fase, temos a tendência a ter as articulações menos lubrificadas e consequentemente, mais susceptíveis a lesões. 
Lua nova = energia baixa = recolhimento. Entendido?

O Yoga começa agora

योगचिकित्सा - Yoga  Chikitsa - Workshop com Dany Sá

Este final de semana participei do workshop com a Dany sá. Foi muito bom!! Serviu para eu descobrir exatamente em qual postura devo trabalhar na 1ª série do Ashtanga ( minha postura é essa aí de baixo)
e também serviu para me animar a praticar cedo da manhã - mesmo com todo esse frio!!!!!!!!!!
Bhujapidasana