Translate

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Meditando

" Sim, todos sabem que a meditação e o mar estão unidos para sempre." (Hermann Melville - Moby Dick - 1851)

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

parivrtta parsvakonasana

Parivrtta parshvakonasana não é uma posição inicial, eu diria que é o primeiro grande desafio de quem começa a praticar Ashtanga, pois envolve equilíbrio, torção e flexão. Para começar, mantemos o calcanhar elevado e as mãos unidas em frente ao peito (foto abaixo à esquerda). Continuando com as fotos, avançando mais na postura: flexionar joelho direito mantendo um ângulo de 90° entre o joelho e o pé. Levar axila esquerda por fora do joelho direito e apoiar a mão esquerda na lateral externa do pé direito.Estender perna esquerda, manter uma rotação interna da coxa e levar o calcanhar em direção ao chão. Torcer e alongar a coluna, estender o braço direito por cima da cabeça girando o tríceps para cima. Olhar em direção à mão elevada. Essa é a versão desejada na 1ª série do Ashtanga, mas pode-se ir além nessa postura e fazer a variação que aparece bem acima, à esquerda, segurando os braços nas costas (Parivrtta Baddha Parshvakonasana)

BENEFÌCIOS:
-Alonga e fortalece as pernas, joelhos e tronozelos
-Alonga virilha, coluna, tórax e pulmões e ombros
-Estimula os órgãos abdominais e a coluna vertebral
-Melhora o equlíbrio



terça-feira, 20 de agosto de 2013

Lua Cheia


"O vôo até a Lua não é tão longe. 

As distâncias maiores que devemos percorrer 

estão dentro de nós mesmos." (Charles de Gaulle)

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

"Aqueles" dias


Toda mulher que pratica yoga sabe que em determinado momento da aula o professor vai perguntar se tem alguma aluna que está menstruada. As mais experientes já sabem que não fazemos posturas invertidas durante este período . 
Mas por que? 
Não devemos inverter o fluxo menstrual!  A respiração ujjay e os bandhas fazem com que a energia se torne ascendente,e neste período, o corpo precisa eliminar este sangue. Este movimento de eliminação é contrário, descendente (apana vayu) portanto, quem pratica Ashtanga diariamente não deve  praticar asanas nestes dias ( primeiros 3 dias da menstruação) e nem invertidas até o termino do fluxo. 
Quem não pratica diariamente ou faz uma prática menos vigorosa, se abstém apenas das invertidas.
Na época em que eu fazia musculação, meu professor costumava dizer que neste período a mulher ficava mais forte, então a gente costumava até  forçar mais o treino.
 Depois que comecei a vivenciar o yoga, passei também a perceber melhor o meu corpo e o que cada estímulo pode trazer de diferente: percebo que no período menstrual, tenho a tendência de me recolher, de ficar mais quieta, também noto que tenho mais fome. 
Percebo também que não tenho os sintomas que tinha antes como: inchaço, dor nas costas e dores de cabeça ( ou quando tenho são tão sutis que não preciso de medicamento) na maioria das vezes só percebo que estou chegando "naqueles dias" em função do calendário mesmo.
Conversando com outras mulheres que praticam, descobri que  a grande maioria tem seu ciclo muito bem regulado, apresenta um fluxo normal ou pequeno e também não sofre com os sintomas da TPM.
Supta Baddakonasana, um asana excelente para o período menstrual 

Enxergando yoga em tudo

Quando não pratico os ásanas sinto como se não tivesse feito minha prática de yoga naquele dia, mas os ásanas são apenas uma pequenina parte do Yoga...



Ontem levei uma turminha para um evento de Anime aqui em porto Alegre (apenas as crianças pequenas, ok? ). Eu não curto anime, nem mangás, nem cosplay... mas me diverti bastante com a gurizada. Aqui pode-se dizer que apliquei um dos Nyamas (Santosha ou contentamento: consiste em cultivar um estado interior de permanente alegria, independente das circunstâncias externas)...

Junto estava acontecendo o festival do Japão, com várias apresentações de músicas, danças e lutas japonesas, exposição de Bonsai, comidas típicas... Eu acho linda a cultura japonesa e principalmente a forma como eles transmitem seus ensinamentos. Admiro o respeito pelos mais velhos que são muito admirados e considerados, diferentemente da cultura ocidental...
E a maior surpresa ficou reservada para um estande de jogos de lógica - confesso que passei uma boa parte do tempo ali - YNAITSABES ( www.yjogosdelogica.com.br )
Acabei me apaixonando por 2 pregos retorcidos e fiquei emocionada ao perceber que separar os dois (ou juntar) é mais ou menos como aprender a realizar um novo asana: é preciso observação, paciência, gentileza, não forçar limites e entender como funciona. Uma vez entendido, não se esquece mais, já está dominado. Olha o que passei  fazendo o meu domingo:


Namastê!