Translate

sábado, 2 de novembro de 2013

10 coisas que você precisa saber antes de começar a praticar aerial Yoga

Por Alessandra Machemer

Como o Aerial yoga é uma modalidade nova dentro do universo do yoga (nova mesmo, menos de 10 anos. No Brasil há apenas 2 anos!), resolvi escrever sobre as 10 principais dúvidas que os alunos tem:

1 Com que roupa praticar?
Em um primeiro momento pensamos: uma roupa normal, camiseta, calça molinha, a mesma roupa que uso para praticar yoga ou ir a uma academia...
Na real: Aerial yoga pede roupa justa no corpo e calça abaixo do joelho. Blusinhas soltinhas sobem ( ou descem, depende do ponto de vista, afinal ficamos de ponta cabeça...) e a barriga fica de fora. Calças com cintura baixa descem , calças muito soltas limitam os movimentos no tecido ou se enrolam; short não dá: alguns movimentos onde o tecido enrola nas pernas ou tem que escorregar deixam o tecido travado e machuca... o ideal é usar macacão , collant ou uma blusa justinha com uma calça justa. Homens são um caso a parte: ideal usar camiseta ( um aluno meu que costuma praticar ashtanga só com a bermuda  fez uma verdadeira depilação durante a prática de Aerial! hehehe)

2. Não usar jóias ou bijus.
 Anéis grandes ou com pedras dificultam os movimentos de apreensão no tecido, além de poderem danificar a rede (rasgar, puxar fio), brincos a mesma coisa, mas ainda há o risco de enganchar e machucar sua orelha. Opte por brinquinhos pequenos, e tire os colares,anéis e pulseiras, ok?

3. Quanto tempo antes devo me alimentar e o que devo comer:
O ideal é praticar com o estômago vazio ou depois de uma refeição muito leve. Se for praticar cedo, de manhã, escolha uma fruta e procure comer com o maior intervalo possível. Se praticar à tarde, você deve ter almoçado há pelo menos 2h e não coma muita quantidade ou alimentos muito pesados... bom senso é a palavra. Vamos ficar de cabeça para baixo, fazer cambalhotas e em alguns momentos até girar...

4. O tecido me machuca um pouco...
é verdade, no começo da prática de aerial, podemos sentir algum desconforto nos pontos onde colocamos o tecido. Alguns sentem dor nas axilas, outros nas cristas ilíacas...mas tudo é uma questão de costume. Pela 4ª aula a maioria já está bastante habituada.

5. Não tenho força nos meus dedos para segurar o tecido!
O que eu disse acima sobre acostumar também serve aqui: a maioria das pessoas não usa as mãos e os dedos dessa forma, e, a não ser que você costume fazer rappel ou subir em cordas, você vai ter que desenvolver essa força nas mãos e dedos. A boa notícia é que o tecido não provoca calos nas mãos, então você vai ficar bonita, zen e com as mãos bem lisinhas!

6. Quantas vezes por semana é o ideal para eu praticar?
Não existe uma regra: se você  praticar 1 x na semana, será beneficiado. Se puder praticar todos os dias os benefícios serão maiores. O importante é ter uma atividade pelo menos 3 vezes na semana e não ficar mais de 3 dias sem praticar nada. Você pode, por exemplo: praticar Hata yoga 3x/semana e 1x na semana fazer uma prática de Aerial yoga. As práticas são complementares.

7.Isso é mais uma moda, não é yoga de verdade...
O aerial yoga surgiu das práticas circenses.Os praticantes de yoga que faziam aulas de tecido viam que alguns movimentos e posições eram iguais às dos ásanas do yoga (tanto isso é verdade, que em vários lugares do mundo, os nomes são dados exatamente da mesma forma, mesmo um professor não tendo nenhum contato com o outro) e resolveram criar uma prática usando o tecido. As aulas não são feitas exclusivamente no tecido: Em alguns momentos respiramos, aquietamos mente e corpo, em outros fazemos os ásanas no chão, em vários momentos costumo fazer o ásana primeiro no tecido e depois sem o tecido para que os alunos ganhem maior consciência das ações daquele ásana no seu corpo. Existem vária formas de ensinar ásanas, esta é apenas mais uma delas...


8. Com o tecido é mais fácil de praticar!
Isso não é totalmente verdadeiro: alguns ásanas realmente ficam mais fáceis,como adho mukha vrksasana. Outros ficam mais difíceis: pegue como exemplo o virabhadrasana A ou vasistasana. No tecido precisamos usar o equilíbrio de uma forma diferente e isso nos tira da zona de conforto, nos trazendo uma nova perspectiva para esta postura. em alguns casos o tecido exige maior força e isso é bom, pois quando voltamos à pratica convencional percebemos que a postura se torna mais fácil de ser executada.

9. Quem pode praticar:
De um modo geral, como em toda prática de yoga, qualquer um pode praticar. As aulas serão diferenciadas para pessoas com pressão alta ou baixa , glaucoma, gestantes, obesos, crianças e idosos. Se há alguma limitação no seu corpo ( coluna, joelhos...) seu professor deve ser avisado, para orientá-lo sobre quais ásanas você deverá ou não fazer. Lembre-se que o tecido intensifica a ação de alguns alongamentos e isso é ótimo em alguns casos, mas pode ser contra indicado se você tem alguma limitação.

10. E finalmente: O que pode acontecer comigo durante a prática?
Se você seguir tudo direitinho, provavelmente vai tirar o maior proveito do alongamento e vai se sentir relaxado: eventualmente, ficará com o corpo dolorido e só . Alguns sentem tontura, enjôo ou dor de cabeça. Isso geralmente acontece quando você fica tempo demais na invertida, sem estar ainda acostumado. Seu professor vai orientá-lo: os iniciantes ficam poucas respirações nas invertidas e acabam fazendo mais cambalhotas. Os mais avançados ficam mais tempo e passam de uma postura a outra sem retornar... Cada um tem o seu tempo. Seu professor e você mesmo saberão. Não esqueça de que alguns dias seu corpo está mais receptivo à prática, em outros nem tanto.

E lembre-se de respeitar seu corpo e seu momento. A força e a flexibilidade são frutos da disciplina e com o tempo vem: para uns mais rápido do que para outros. Todos serão beneficiados, cada um a seu tempo. A prática traz auto conhecimento e aceitação do seu corpo. Aprenda a se amar, a aceitar seus limites, a conhecer suas habilidades e principalmente a relaxar sua mente. Esteja presente aqui e agora. Venha voar!



Namastê!