Translate

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Vasisthasana

As posturas do yoga ( asanas) são nomeadas  em função das ações que produzem ou das partes do corpo envolvidas, algumas têm nomes de animais, outras são homenagens a antigos sábios ou deuses hindus.


O sábio emanado de Brahma
Vasisthasana  é um asana que foi nomeado por causa das lendas hindus.
 Vasishta, um sábio que era emanação de Brahma, fazia parte da primeira linhagem de descendentes da deidade hindu e que originou os gotras, ou seja, os grupos que dão origem aos indianos (eles acreditam que todo indiano está ligado a um dos 18 sábios).
Vasishta tornou-se famoso por causa de um trecho da história de Ramayarana (Rei Rama). Segundo a lenda, ele ensinou ao rei, quando ainda era príncipe, a filosofia do Yoga. O trecho do livro, chamado de Yoga Vasishta, é um longo texto de autoria de Valmiki, recheado de estórias ilustrativas, que narra os ensinamentos do sábio Vasishtha a Rama, quando este sofre uma crise existencial, que o leva a uma apatia perante o mundo. “O nome da postura foi uma homenagem dos nathas ao sábio, por causa desse texto que foi exaustivamente lido na Índia antiga e era muito apreciado pelos criadores do Hatha Yoga”. Desse modo, quando fazemos a postura, enchemo-nos dessa sabedoria que foi dada a Vasishta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário