Translate

domingo, 29 de setembro de 2013

Ghi - o ouro líquido!!

Por: Alessandra Machemer

Ghi (ou Ghee) é uma alimento incrível usado há milênios sendo um ingrediente essencial na culinária indiana e na medicina Ayurvedica. 

É considerado um alimento que promove a boa saúde, longevidade e rejuvenescimento.
Benefícios:equilibra a acidez gástrica, melhora a absorção dos alimentos em todo o organismo,com isso, estimula o metabolismo. Alivia e fortalece o fígado e promove um rejuvenescimento de todo o organismo ( a pele fica mais brilhante e viçosa!)

Preparo: o preparo é relativamente simples. Consiste em aquecer  manteiga pura, sem sal em uma panela com fundo espesso e em fogo baixo. A espuma que se forma na superfície é retirada ficando este líquido dourado com um perfume característico e sabor delicado e delicioso! Esta espuma é composta de todas as toxinas além da lactose que coagula, sendo então um alimento livre de lactose!

Consumo: Pode ser consumida pura, ao natural sobre pães ou torradinhas, pode ser usada no preparo de alimentos e também pode ser adicionada aos legumes depois de prontos na hora de servir.

O quanto devo consumir por dia? Bom senso é a palavra! Gorduras são necessárias para o bom funcionamento do organismo, essencial para absorção de vitaminas lipossolúveis (ADEK)...então use com moderação! Sabendo que uma pequena quantidade já proporciona um delicioso sabor aos alimentos.

Passo a passo:

Colocar a manteiga (500g) em uma panela de inox ou de vidro, com fundo espesso sobre o fogo baixo. (deve-se ter o cuidado para não queimar a ghi)
À medida que a manteiga é aquecida, ela começa a ferver e formar uma espuma na superfície (nesse momento ela produz um som parecido com a chuva sobre o telhado) e bolhas que podem ser vistas aí na foto
à medida que a espuma se forma, você vai retirando com uma espátula cuidando para não mexer o líquido, pois vai formar um depósito no fundo da panela também.
No final, o que resta é um líquido dourado e muito cheiroso!!
Passe este líquido para um recipiente limpo e estéril usando um coador ( ou até mesmo um pano de algodão ou uma fralda) e cuidando para deixar o resíduo na panela.
Olha como ele fica:
O líquido dourado vai solidificar, mas não terá a consistência da manteiga, fica levemente floculado (mais parecido com a consistência do mel quando solidifica):

Guarde em temperatura ambiente em um pote escuro ou coloque um papel aluminio em volta do pote de vidro claro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário