Translate

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Uttana Padasana - a preferida!

Por: Alessandra Machemer

Todo mundo tem uma postura preferida entre os ásanas do yoga, a minha é esta:

Alessandra - Uttana Padasana
Me sinto muito bem ao realizar este ásana, pois tenho  retificação na coluna cervical. Quando descobri o problema, não conseguia fazer nenhuma invertida sobre os ombros sem ficar literalmente toda travada! Procurava fazer as invertidas usando os acessórios que usamos no Iyengar:
Sirsasana usando cobertores-foto web
Mas queria fazer a série final do Ashtanga sem ter que buscar acessórios, queria fazer em qualquer lugar sem precisar levar cobertores... com o tempo e muita paciência fui conseguindo entender as posturas e atualmente consigo fazer as posturas finais sem acessório nenhum. Tenho que me concentrar muito e respeitar meu corpo, pois tem dias que sinto que não posso ficar muito tempo em urdhva padmasana por exemplo...

Invertidas sobre os ombros - fotos da web

O Uttana padasana é a compensação para as posturas  que fazem a extensão exagerada da coluna cervical (as invertidas sobre os ombros da foto acima): com ela sinto a cervical relaxar, é como se todo o peso fosse embora dali! 
Para quem está começando a praticar, uma postura muito relaxante e não tão intensa para a região cervical é o Matsyasana (que eu também gosto muito de fazer):
Alessandra em Matsyasana

Benefícios do Uttana padasana: 
É um asana compensatório das posturas finais, pois alivia a pressão na coluna cervical ,além disso fortalece pernas e abdômen.
Não tem como não gostar!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário